Goodwood Festival of Speed, O Festival Da Velocidade Mais Completo e Famoso Do Mundo

O Goodwood Festival of Speed ​, ​O Festival Da Velocidade Mais Completo e Famoso Do Mundo, é uma corrida de subida de colina (Hillclimb) anual que inclui veículos históricos de corrida de automóveis realizados nos terrenos de Goodwood House, West Sussex, Inglaterra, no final de junho ou início de julho; O evento está programado para evitar confrontos com a temporada de Fórmula 1, permitindo que os fãs vejam máquinas de F1, bem como carros e motos da história da corrida de carros.

Nos primeiros anos do Festival, dezenas de milhares compareceram no final de semana; a partir de 2014, atrai multidões de cerca de 100.000 pessoas em cada um dos três dias que agora são realizados. Uma multidão recorde de 158.000 pessoas compareceu em 2003, antes de entrar em vigor uma política de admissão apenas para ingressos antecipados; a participação foi subsequentemente limitada a 150.000.

Fundação

O Goodwood Festival of Speed ​​foi fundado em 1993 pelo Lord March para trazer as corridas de automóveis de volta à propriedade de Goodwood – um local imerso na história do automobilismo britânico. Pouco depois de assumir a propriedade no início dos anos 90, Lord March (que mais tarde tornou-se Duque de Richmond) queria trazer de volta o automobilismo para Goodwood Circuit, mas não tinha a permissão necessária para sediar uma corrida lá. Portanto, ele hospedou em seu próprio terreno. Com uma pequena seleção de participantes formados por veículos históricos convidados, o primeiro evento que aconteceu no domingo, 13 de junho, foi um sucesso, conquistando uma multidão de 25.000 pessoas, apesar de um confronto marcado com as 24 Horas de Le Mans naquele ano. Após o confronto do primeiro encontro do evento, Lord March garantiria que o evento nunca seria autorizado a colidir com as corridas de Le Mans ou de Fórmula 1. Em 1994, o sábado foi adicionado, tornando-se um evento de fim de semana. Em 1996, sexta-feira foi adicionado, tornando-se um evento de três dias. Em 2010, o Moving Motor Show foi adicionado na quinta-feira.

Atrações Principais

Hillclimb

Sébastien Buemi demonstrando um carro de Fórmula 1 Red Bull RB1 no Goodwood Festival of Speed ​​2008
O evento é classificado como uma subida e os visitantes têm acesso próximo a essa parte da pista. A pista tem uma elevação de 92,7 metros, para um gradiente médio de 4,9%. O tempo recorde para o hillclimb foi estabelecido em 1999, quando Nick Heidfeld pilotou um carro McLaren MP4 / 13 de Fórmula 1 em 41,6 segundos (161,354 km / h). Por razões de segurança, os carros de Fórmula 1 não podem mais realizar corridas oficiais e muitas vezes se concentram em demonstrações espetaculares, e não rápidas.

Em 2016, para comemorar o aniversário de 40 anos de James Hunt vencendo o Campeonato Mundial de F1, a McLaren encomendou um P1 GTR que subiu a colina impulsionada por Bruno Senna.

Desafio Soapbox

De 2000 a 2004, esta foi uma corrida de downhill para carros movidos a gravidade. Começando logo abaixo da linha de chegada, para uma linha de chegada na frente da casa. Incluía entradas da Cosworth, Prodrive e outras empresas importantes. Com alguns pilotos / pilotos famosos pilotando-os, incluindo Barry Sheene. No entanto, houve acidentes frequentes. Apesar de um teto oficial no custo dos carros, os custos não oficiais estavam se tornando altos demais, por isso não retornou em 2005. No entanto, ele retornou em 2013. Empresas como a Bentley e a McLaren competiram.

Estágio de Rally da Floresta

De 2005 a presente, houve uma área de demonstração para os carros de rali no topo da colina. Inicialmente, em 2005, a trilha através da floresta foi ampliada, e os carros de rali percorreram a floresta, ligaram a seção de asfalto do lado de fora da mata e voltaram pela mesma trilha. Isso significava que os carros só podiam rodar um de cada vez.
Em 2006, foi introduzido um estágio florestal completo, projetado por Hannu Mikkola [3], que era um circuito completo, com uma linha separada de partida e chegada no topo da madeira. Isso permitiu que os carros começassem em intervalos regulares, permitindo que mais carros fossem executados. Desde a sua criação, o Southern Car Club foi encarregado da organização da etapa do rally, realizada sob uma permissão da MSA.

Corrida de Supercarro

Desde 2000, tem sido realizado um Michelin Supercar Run (formalmente patrocinado pela Microsoft Windows e The Times), para supercarros de estrada. Desde 2014, os carros podem optar por fazer uma corrida cronometrada. Agora é comum os fabricantes de carros especiais exibirem seu mais recente modelo esportivo, incluindo modelos esportivos produzidos em massa recém-lançados e modelos conceituais de trabalho.

Cartier Style et Luxe

Desde 1995 [4] este é um salão de automóveis que acontece a oeste da casa. É um formato semelhante ao Pebble Beach Concours d’Elegance. A entrada é geralmente por convite, e isso fornece alguma liberdade quanto ao tipo de veículo pode entrar, geralmente resultando em um evento mais variado do que o habitual Concours d’Elegance. Ao contrário da maioria dos concours shows, o Cartier Style et Luxe é julgado por um painel de juízes selecionados, consistindo de celebridades de todo o mundo para designers de carros.

Salão do automóvel em movimento

Desde 2010, o Moving Motor Show, foi adicionado. Principalmente em resposta ao cancelamento do British International Motor Show destinado exclusivamente aos compradores de carros novos, permitindo-lhes uma chance de testar os carros no curso. [6] Após o sucesso, foi anunciado que o MMS retornaria em 2011. [7]

McLaren MP4-12C no Festival de Velocidade de 2010
O evento de 2010 também incluiu o funcionamento do novo McLaren MP4-12C.

O site oficial lista o Festival de datas de velocidade como a sexta-feira a domingo, mas os ingressos de fim de semana para o Festival incluem um ingresso de motor show em movimento. [8] Então não faz estritamente parte do Festival da Velocidade, mas faz parte do fim de semana do Festival da Velocidade.

Outros

Outras atrações populares no evento são as réplicas da vida real dos carros Wacky Races (quinta-feira é conhecida como o dia da pré-estreia da Press, mas ainda incorpora o The Moving Motor Show), que serve para entretenimento à hora do almoço para as multidões, e os airshows, que geralmente incluem o RAF Tornado e o Red Arrows e, em 2004 e 2005, um Boeing 747 de baixa altitude; um Airbus A380 de baixa altitude apareceu no evento de 2008.

Desde o início do festival, a arte do pôster foi ilustrada pelo renomado artista automobilístico Peter Hearsey até sua aposentadoria em 2015. Em 2016, a arte do pôster foi projetada por Klaus Wagger, que se destacou como artista de corrida quando ganhou uma competição para projetar. o pôster oficial da Mille Miglia em 2000.

Nos últimos anos, eles também colocaram na Arena GAS (Goodwood Action Sports) que exibem acrobacias radicais como Freestyle Motorcross, BMX e Trial bike Riding

Em 2018, pela primeira vez na história do festival na estrada, 1,87 quilômetros de comprimento, robôs robóticos Robocar entrou. Além disso, esses carros foram equipados com câmeras que fornecem uma visão geral, para que todos possam ir até o banco virtual do passageiro e ver em primeira mão como é a corrida de carros-robôs.

Outros eventos

O Festival da Velocidade tem um evento irmão, o Goodwood Revival Meeting. Este evento, normalmente realizado no início de setembro, revive os dias de glória do Goodwood Motor Racing Circuit.

Fonte: Wikipedia – Goodwood

Incidentes

Houve dois acidentes fatais no evento.

O primeiro foi durante a sua reunião inaugural em 1993, quando o motociclista de corrida de época Chas Guy foi morto nos treinos após a conclusão do percurso quando a sua motocicleta de Vincent desenvolveu uma oscilação de direção conhecida como tapas de tanque, jogando o piloto numa árvore. Desde então, as motocicletas não são cronometradas para sua corrida.

Em 2000, o motorista John Dawson-Damer perdeu o controle de seu Lotus 63 e caiu no pórtico da linha de chegada, matando-se a si próprio e empunhando Andrew Carpenter. Outro marechal, Steve Tarrant, sobreviveu, mas sofreu ferimentos graves na parte inferior de sua perna direita.

Exibição central

Aston Martin montou uma exibição central para o primeiro FOS em 1993. [13] Desde 1997, a exposição erguida no gramado em frente à Goodwood House foi projetada pelo escultor Gerry Judah. [14] Os expositores homenagearam as marcas de carros até 2017, quando pela primeira vez honraram uma carreira, a de Bernie Ecclestone. Esta é uma lista dos monumentos temporários:

YearPhotoManufacturerFeatured vehicles
(on the main display)
CommentSource
1997FerrariFerrari F310B50th anniversary[13][15]
1998PorschePorsche 936/81
Porsche 917-20 “Pink Pig”
Porsche 917 LH
Porsche 956
Porsche 911 GT1
50th anniversary[13][15][16]
1999Goodwood Festival of Speed 1999 sculpture.jpgAudiAudi Avus quattro
Auto Union Type C Streamliner
Depicts the banking of Avus as if the cars are racing together. The Streamliner is a replica built especially for the display[13][15][16][17]
2000Goodwood-festival-of-speed-2000.jpgJaguarJaguar E-Type
Jaguar XK120
Jaguar C-Type
Jaguar D-Type
Jaguar XJR-5
Jaguar XJR-8
Depicts the cat’s cradle. Celebrating its F1 debut[15][16]
2001Mercedes central display Goodwood 2001 001.jpgMercedes-BenzMercedes-Benz 300SL100th anniversary, resembling a gush of liquid, falling and spreading as it hits the ground.[15][18]
2002FOS 2002 Renault Display.jpgRenaultRenault RS01
Renault RE40
Renault RE60
Williams FW14
Benetton B195
Williams FW18
Renault R202
Honouring its comeback in F1 racing. Depicting a feather[13][19]
2003The Ford Central Display at the 2003 Goodwood Festival of Speed. Designed by Gerry JudahFordFord GT40 Mk. II100th anniversary. Depicting the 1966 24 Hours of Le Mans race and its famous finish. As the actual cars were on track, those displayed are replicas.[13][20]
2004The Rolls Royce Central Display at the 2004 Goodwood Festival of Speed. Designed by Gerry JudahRolls-RoyceSupermarine S.6
Campbell-Railton Blue Bird
Bluebird K4 replica
100th anniversary, indicating the brand’s supremacy in record breaking on land, sea and air[21]
20052005FOS HondaF1CarDisplay.jpgHondaHonda RA272
Honda RA300
Lotus 99T
Williams FW11
McLaren MP4/4
BAR 006
For the first time, the arms moved, raising and lowering the cars.[13][22][23]
2006The Renault Central Display at the 2006 Goodwood Festival of Speed. Designed by Gerry JudahRenaultRenault Type AK 90CV
Renault R26
100th anniversary of Grand Prix racing. Used as a shelter for its Formula One cars that is designed to channel sound. Using a laptop, the cars can produce music out of its engine. Two tunes were performed, one of those played is God Save the Queen[24]
2007FOS2007 ToyotaStructure.jpgToyotaToyota TS010
Toyota Celica GT-Four
Toyota GT-One
Lola B2/00
Toyota TF107
Inspired by the traditional torii gates. Celebrating its 75th anniversary and 50 years involvement in motor sport.[13][25][26][27]
2008Goodwood-land-rover-art-installation.jpgLand RoverLand Rover Defender
Land Rover Discovery
Land Rover Freelander
Range Rover
60th anniversary. Indicating the brand’s “any terrain” essence by depicting a rock.[25][28]
2009Audi-Goodwood-1.jpgAudiAudi R8
Auto Union Type C Streamliner
100th anniversary sculpture depicting the road from the streamliner to the R8 forming a loop in front of the house.[13][25][29][29]
2010Alfa romeo sculpture.jpgAlfa RomeoAlfa Romeo P2
Alfa Romeo 8C Competizione
100th anniversary[13][25][30]
20112011 Goodwood FoS sculpture.JPGJaguar CarsJaguar E-TypeCelebrating 50 years of the model[25][31]
2012Lotus sculpture at Goodwood Festival of Speed.jpgLotusLotus 49
Lotus 79
Lotus 99T
Lotus E20
‘Past, Present and Future’[25][32]
2013Festival of Speed sculpture 2013 (9272940946).jpgPorschePorsche 911
Porsche 911 Carrera RS 2.7
Porsche 911 991
50th anniversary of 911[25][33]
2014Goodwood Festival of Speed 2014 Central Feature.jpgMercedes-BenzMercedes-Benz W25
Mercedes AMG W04
120 years in motorsport: an arch over Goodwood House[25]

[34]

2015Mazda central display Goodwood 2015 001.jpgMazdaMazda 787B
Mazda LM55 Vision Gran Turismo
[25][35]
2016The BMW Central Display at the 2016 Goodwood Festival of Speed. Designed by Gerry JudahBMWBMW 328 Mille Miglia RoadsterBrabham-BMW BT52 & BMW V12 LMRBMW Motorsport success[36][37][38]
20172017 Goodwood FOS Display.jpgBernie EcclestoneConnaught Type B
Lotus 72
Brabham BT49
Ferrari F2001
Mercedes F1 W07
In 2017, for the first time ever, the Central Feature celebrated an individual rather than a marque: Bernie Ecclestone, the man responsible for transforming Formula 1 into a multibillion-dollar global phenomenon.[39]

Hillclimb Vencedores 

NumberYearDriverCarFastest Time
11993United Kingdom Willie GreenSurtees Cosworth TS200:56.30
21994United Kingdom Martin BrundleMcLaren MP4/90:47.80
31995United Kingdom Jonathan PalmerWilliams FW08B0:46.06
41996United Kingdom Jonathan PalmerWilliams FW07B0:45.00
51997Germany Nick HeidfeldMcLaren MP4/11B0:47.30
61998Germany Nick HeidfeldMcLaren MP4/120:48.30
71999Germany Nick HeidfeldMcLaren MP4/130:41.60
82000United Kingdom Martin StrettonTyrrell P340:45.05
92001United Kingdom David FranklinFerrari 712 Can Am0:48.26
102002New Zealand Rod MillenToyota Celica Pikes Peak0:47.40
112003United Kingdom