Pista de Sal do Autódromo de Bonneville Salt Flats

O Bonneville Speedway é uma área do Bonneville Salt Flats a nordeste de Wendover, Utah, marcada para esportes a motor. É particularmente notado como o local para inúmeros registros de recordes de velocidade em terra. O Autódromo de Bonneville Salt Flats está listado no Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos.

As salinas foram usadas pela primeira vez no esporte a motor em 1912, mas não se tornaram realmente populares até a década de 1930, quando Ab Jenkins e Sir Malcolm Campbell competiram para estabelecer recordes de velocidade em terra.

Uma redução na superfície de corrida disponível e na espessura do sal levou ao cancelamento de eventos em Bonneville, como a Speed ​​Week em 2014 e 2015. A superfície de corrida disponível é muito reduzida, com apenas 2,5 milhas (4,0 km) disponíveis em vez do curso de 9 milhas (14 km) tradicionalmente usados ​​para a Speed ​​Week.

Track layouts

Historicamente, a estrada era marcada pelo Departamento de Transportes de Utah no início de cada verão. Originalmente, duas faixas foram preparadas; uma reta de 16 km de comprimento para ensaios de velocidade e uma pista oval ou circular para corridas de distância, que geralmente tem entre 16 e 19 km de comprimento, dependendo das condições da superfície do sal.

Desde pelo menos a década de 1990, os preparativos das faixas são de responsabilidade dos organizadores do evento. Dias ou semanas antes, os preparadores da pista identificam uma área mais adequada para seus layouts e começam a classificá-las. Os topógrafos são trazidos para examinar as distâncias da armadilha de tempo. Um dia antes do início da corrida, os marcadores de pista são adicionados.

Originalmente, a linha reta era marcada com uma ampla linha preta no centro. Eventualmente, isso foi alterado para linhas de ambos os lados, pois a linha central se desgastou muito rapidamente. À medida que os custos de pintura das linhas aumentaram, as organizações mudaram para bandeiras e cones como marcadores de trilhas. O último evento a usar linhas pretas foi a Speed ​​Week, agosto de 2009.

O número de faixas e as seções programadas para cada faixa são definidas de acordo com o que é mais benéfico para cada evento. Grandes reuniões públicas, como a Speed ​​Week, percorrem até quatro trilhas com várias milhas programadas, geralmente começando com a segunda milha e indo até a quinta milha. Reuniões menores que, normalmente, apenas tentativas de recorde mundial utilizam uma única pista, com uma milha e um quilômetro no meio da pista. Marcas e cones adicionais indicam o fim da pista e a posição do equipamento de cronometragem.

Salduro é uma cidade fantasma localizada no limite sul do Bonneville Speedway, ao lado da Western Pacific Railroad. Os jornais de Salt Lake City publicaram um anúncio em 1914 para um trem especial para Salduro, onde as “máquinas mais rápidas do mundo competem pelo recorde mundial nos famosos leitos de sal, que oferecem as melhores corridas da América. Sem poeira”. O prefeito de Salt Lake City, Samuel C. Park, e o governador de Utah, William Spry, compareceram. [4] Uma área de descanso na Interestadual 80 foi construída no antigo assentamento e uma placa ali comemora os registros de velocidade do solo.

Deterioração das condições da Pista

A Speed ​​Week anual foi cancelada em 2014 e 2015, assim como muitos eventos de corrida em velocidade terrestre, devido à deterioração das condições da pista. Chuvas fortes fizeram com que uma camada de lama das montanhas circundantes fluísse para os apartamentos, cobrindo aproximadamente 9,7 km da pista. Embora outra seção dos apartamentos fosse normalmente usada, as operações de mineração de sal próximas reduziram o tamanho da pista alternativa.

A profundidade da crosta de sal em Bonneville também tem diminuído, possivelmente atingindo um aqüífero de água salgada. Medido tanto a 3 pés (0,91 m) nas décadas de 1940 e 50, foi reduzido para apenas 0,17 pés (0,052 m) em 2015.

Embora estudos recentes tenham sido feitos (desde 1960), as causas dessa deterioração não são claras, embora as evidências apontem para mudanças climáticas locais e mineração de sal. Algumas estratégias foram criadas para reverter a superfície decrescente do sal, como bombear sal, embora isso não tenha efeito.

Eventos & Encontros

Em agosto, a Southern California Timing Association e a Bonneville Nationals Inc. organize o Speed ​​Week, o maior encontro do ano, que atrai centenas de pilotos que competem para definir a velocidade mais alta em várias categorias.

No final de agosto, os BUB Motorcycle Speed ​​Trials são realizados.

Em setembro de cada ano, é o World of Speed, (semelhante à Speed ​​Week), organizado pela Utah Salt Flats Racing Association. A USFRA também se reúne na primeira quarta-feira de cada mês durante o verão.

Em outubro, a Southern California Timing Association organizou as finais mundiais, uma versão reduzida da Speed ​​Week.

A cada ano, geralmente existem alguns encontros privados que não são divulgados espalhados entre os encontros públicos maiores.

fonte: wikipedia

Na cultura popular

No episódio final da série Mad Men, Donald Draper dirige um muscle car Chevrolet Chevelle SS de 1970 nas corridas de Bonneville Speedway. No filme O indiano mais rápido do mundo, Burt Munro, e sua motocicleta Indian Scout, altamente modificada, estabelecem um recorde mundial.

Registros de Recordes de Velocidade em Terra

Inúmeros registros de velocidade terrestre em várias categorias e classes de veículos foram estabelecidos no caminho da velocidade de Bonneville. Em 1960, Mickey Thompson se tornou o primeiro americano a quebrar a barreira das 640 milhas por hora (640 km / h), atingindo 654,36 km / h e ultrapassando o recorde de John Land de 1947 em velocidade terrestre de 403 milhas por hora (654,36 km / h). hora (649 km / h). Outros exemplos notáveis ​​de registros de velocidade de Bonneville incluem:

YearDriverVehicleSpeed mphSpeed km/hClass (category)Notes
1935Sir Malcolm CampbellBlue Bird301.129484.620[data needed]
1947Don WaiteThe Edelbrock Special192309[data needed]
1954George J SmithHarley-Davidson knucklehead152.02244.652[data needed]Modified 91 ci knucklehead / alcohol
1963Craig BreedloveSpirit of America407.447655.722[data needed]
1963Dick BeithPepco 36 hp VW Lakester129.68208.700K36 UnlimitedPepco supercharged 36 hp based engine in a „Lakester” style car fashioned from a WWII aircraft belly tank
1964Art ArfonsThe Green Monster434.022664.694[data needed]
1965Craig BreedloveSpirit of America — Sonic 1600.601966.574[data needed]
1967Burt MunroIndian Scout V-Twin183.59295.44under 1,000 cc
1970Gary GabelichBlue Flame622.4071001.67[data needed]
1971Warner RileyHarley-Davidson Sportster206.544332.400APS-AF 2000S&S Modified 96 ci Sportster/nitromethane
1985Dan KinseyTenacious Streamliner276.51444.999S-F 2000S&S Modified 114 ci shovelhead/nitromethane
1991Dan KinseyTramp III Harley-Davidson226.148363.949APS-AF 2000S&S Modified 114 ci Evolution big twin/nitromethane
2001Don VescoVesco Turbinator — Turbine Engine458.443737.395[data needed]
2004R. SchroerBuckeye Bullet — Electric Vehicle314.958524.930[data needed]
2006Andy GreenJCB Dieselmax — Diesel Streamliner350.092563.418FIA A-III-13World’s Fastest Diesel
2006Laura KlockHarley-Davidson Road Glide143.659231.197MPS-PF 3000“World’s Fastest Bagger”[10]
2007Erika CobbBuell Blast107172.2MPS-PG 500[10]
2007Laura KlockHarley-Davidson Road Glide146.297235.442MPS-PF 3000“World’s Fastest Bagger”[10]
2008Karlee CobbBuell Blast109.867176.814MPS-PG 500Youngest person in the world at the time the record was set to hold a land speed record[10]
2009Erika CobbBuell XB9 Firebolt126.383203.394P-PP 1000[10]
2009Karlee CobbBuell Blast115185.075MPS-PG 500[10]
2009Laura KlockVictory Vision122196.34MP-2000[10]
2009Michelle MielkeYamaha Warrior143.154230.384M-P-2000[10]
2009Michelle MielkeYamaha Warrior143.725231.303MPS-P 2000[10]
2010Erika CobbBuell136.476219.637P-PP 1000[10]
2010Erika CobbHarley-Davidson Dyna with ProCharger143.542231.008M-PBF 1650[10]
2010Erika CobbHarley-Davidson Dyna with ProCharger141226.918M-BF 1650[10]
2010Karlee CobbHarley-Davidson Dyna with ProCharger151.754244.224M-BG 1650[10]
2010Chris DegenHarley-Davidson127.571205.306P-PP 1350[10]
2010Charles NearburgSpirit of Rett414.316666.776[data needed]
2011Erika CobbHarley-Davidson Dyna-Mite143.542231.008M-P-BF 1650[10]
2011Karlee CobbHarley-Davidson Dyna-Mite151.754244.224M-BG 1650[10]
2012Jeff Bailey1994 Harley-Davison Buell S2226.148322.797APS-AF 3000S&S 160 ci Prostock engine/gasoline
2012Brian KlockHarley-Davidson Dyna-Mite154247.839MP-BG 1650[10]
2012Brandon Nozaki Miller2012 Zero Motorcycles S ZF6 — Lightweight (under 150 kg) Unfaired Electric Motorcycle102.281164.605First production electric motorcycle to break 100 mph
2016Roger SchroerVenturi Buckeye Bullet 3341.4549.43FIA A-VIII-8Fastest electric vehicle
2016Bob SirnaMercedes-Benz 300 SL190.759306.997FIA A-VIII-83L Sport cars[11]
2018Shigeru YamashitaKawasaki Ninja H2209.442337.06P-PB 1000Fastest street-legal production motorcycle[12]
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